sábado, 3 de setembro de 2011

Investigações brasileiras III

Encerrando as mesas de debates nesta manhã, a Colpin mostrou duas séries de reportagens brasileiras já premiadas. A primeira delas é da equipe paranaense do jornal Gazeta do Povo e da emissora RCP TV, ambas do mesmo grupo de comunicação: uma extensa e detalhada investigação sobre os “Diários Secretos” da Assembléia Legislativa do Paraná. Com publicações simultâneas e complementares no jornal impresso, na internet e na TV, as reportagens revelaram um esquema milionário de corrupção no órgão público.

Ao contrário do que se podia imaginar, o Diário Oficial da Assembléia não era público, não estava disponível para a população. Com acesso exclusivo aos dados, foram realizados cruzamentos das informações no Excel, que resultaram em mais de 15 mil linhas de números e ações secretas. Todo o trabalho foi divulgado em uma grandiosa base de dados, inclusive com a realização de um blog com as principais reportagens traduzidas para o espanhol e o inglês: http://www.rpctv.com.br/diariossecretos-espanol/

A repercussão foi a ocupação da Assembléia Legislativa por cerca de 500 estudantes e muitas manifestações se espalharam pela cidade de Curitiba, reunindo 30 mil pessoas, segundo a Gazeta do Povo. Na apresentação de hoje, a equipe mostrou uma das reportagens que foi veiculada na emissora, resumindo o caso. (Veja a apresentação)

Roberto Cabrini, do canal SBT, exibiu um resumo da série “Sexo, Intrigas e Poder”, originalmente veiculada no programa “Conexão Repórter”, apresentado pelo próprio jornalista. Por causa desta denúncia, três padres brasileiros estão sendo julgados atualmente por pedofilia, caso inédito na Justiça brasileira.

Na exibição mostrada durante a sua fala, nesta manhã, o trecho comprova o abuso sexual de coroinhas por padres de Arapiraca, Estado de Alagoas.

Acompanhe a cobertura por este blog e também no Twitter, pela hashtag #Colpin2011. O evento também está sendo transmitido pela internet neste site: http://www.colpin.ipys.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário